top of page

MENÚ DE CURSOS

Curso em vídeo digital

Batik -Padrão de Traços.jpg

Batik Tulis Padrão de Traços Com Tjanting
 

Batik Tulis - Padrão de Traços com Tjanting - Curso em video Digital de 48,48 minutos Batik Tulis, também chamado de "Batik escrito", recebe esse nome porque é feito integralmente com Tjanting, a ferramenta de aplicar cera, muito semelhante a uma caneta. Usaremos o Tjanting para fazer padrões de traços, linhas simples e duplas e pontos. A palavra Batik, é originaria do verbo "MBatik", que na língua indonésia, significa,

"fazendo pontos". Com o correr do tempo, o verbo perde o "M" inicial e se transforma na palavra Batik. Daí a grande importância desta ferramenta feita de cobre, com um ou dois bicos. 

 Neste curso faremos juntos uma echarpe de seda pura com padrões de traços, vai apreender como usar os Tjantings e identificar a temperatura ideal, que além de nos ajudar a ganhar destreza e confiança no traçado, compõe um desenho lindo e intrincado, que se destaca por contraste com o fundo violeta azulado, tinto em imersão com corante gel.  Apreenderemos como tingir em imersão, uma forma muito eficiente de tintura com corante gel que dispensa vaporização. Por último você terá todos os detalhes de como remover a cera e fazer a lavagem final. À partir da experiência com Tjanting, seu traço ficará ágil, seguro e expressivo. Este curso tem a finalidade de deixar você muito a vontade para desenhos ainda mais complexos.
Desejamos uma linda experiência! 

Curso em Vídeo digital

Ilustração.jpg

Batik Rooketsu-zome em Seda - Lirios da Paz

Curso de Batik Rooketsu zome em seda Lírios da Paz.

 

O Batik é uma técnica têxtil, originaria da Índia, que foi se difundindo pelo sudeste asiático, pela região chamada de Indo-China, chegando a paises como Tailândia, Indonésia, China e Japão. No Japão ela ganhou influências da cultura local, na modalidade Rooketsu- zome, um tipo de Batik que usa os corantes em tintura localizada, o que permite a utilização de várias cores ao memso tempo.

O próprio processo de  ocultar os desenhos com cera e  revela-los com a cor, mostram a relação entre o que vemos e o que imaginamos, e a influência das filosofias budista e hinduísta presentes nesta arte.
Por isso o Batik é muito mais que uma simples técnica! Nele estão inseridos conhecimentos de culturas milenares, que vão sendo revelados no próprio fazer, no exercício da experiência e na intimidade com a arte, que trazem a mente para um  estado de maior foco e concentração.
Por isso o Batik é uma forma de meditação e pode ser um caminho de desenvolvimento espiritual, que pode nos reservar grandes insigths e muita realização. 
O uso do Tjanting envolve decisão e ação, o que nos ajuda  a agir e fluir durante o processo.

Convido vocês a percorremos esse caminho neste curso  maravilhoso em vídeo digital. 

Curso em Vídeo digital

lenço pronto.jpeg

Batik Rooketsu-zome em seda - Moldura de Rosas

O Batik Rooketsu-zome é uma forma de Batik , especialmente desenvolvido no Japão para trabalhar sobre seda, com aplicação de tinturas localizadas aplicadas à pincel, intercalando camadas de cera que vão cobrindo e revelando os desenhos.Neste curso em vídeo digital, você apreenderá cinco técnicas essenciais de Batik,

combinadas no design de um mesmo lenço de seda pura de 70 x 70Sobre fundo brancoSobre fundo coloridoTexturas de respingos CraquelésDesenho de pinceladasA partir delas, você sentira total liberdade de movimento e expressão para combina-las ou usa-las separadamente e se aventurar partindo de sua própria criatividade. Estaremos utilizando corantes em gel para tingir seda pura, uma nova tecnologia de corantes prontos para uso, com cores intensas e fixação ao vapor, e cera própria para Batik. Produtos que você acha em nossa loja, veja o link no final do texto.Desejamos uma experiencia feliz e realizadora!

Curso em vídeo digital

os quatro elementos.jpeg

ARASHI EM SEDA
Os Quatro elementos

Arashi é uma das técnicas da Escola Japonesa mais versátil e expressiva. Arashi, se torna conhecido no Japão no período Edo, século XVI, no tratamento de fundo de grandes kimonos.  Tem conexões com as filosofias Zen, Wabi-sabi e Origami. Assim como Shibori e Itajime produz os padrões a partir de várias manipulações feitas na seda, que vão utilizar-se de recursos, como dobrar, torcer, enrolar num tubo e amarrar, para ocultar partes da seda e expor outras à ação da tintura em imersão.

Arashi quer dizer "tormenta" em japonês. Tal vez pelos finos veios deixados na superfície da seda, que se assemelham às marcas dos raios no céu de tormenta. As texturas de Arashi são muito variadas, e dependendo das cores, e do jeito de posicionar as dobras e os tubos, poderemos obter tanto resultados leves e sutis, quanto efeitos mais dramáticos, com marcas mais contrastadas. Aproveitando qualidades tão versáteis, estaremos representando quatro dos seis elementos da natureza. No primeiro módulo do curso, faremos duas echarpes de seda pura representando os elementos água e madeira. 

E no segundo módulo faremos mais duas echarpes representando os elemntos terra e fogo.
Estaremos usando corante em gel, uma nova tecnologia de corantes que permite utilizar várias cores ao mesmo tempo. produtos que você acha em nossa loja.  veja os link no final do texto. 
Desejamos uma boa aula e uma ótima experiência.

.

Curso em vídeo digital

Itajime2.jpeg

Introdução à Técnica de Itajime.

Itajime é uma técnica, cujo nome deriva da palavra japonesa "Ita" que significa madeira. Baseia-se em princípios simples de dobras e objetos de madeira prensados no tecido. Conforme o sentido das dobras e a localização dos  objetos de madeira, obtemos padrões cada vez mais complexos, quase que magicamente.

Itajime nasce na cultura Zen e tem conexões com a filosofia wabisabi e outras artes tradicionais como origami.

Neste curso, em vídeo digital, você vai conhecer como trabalhar em tecidos de algodão leves como percal e finos como cambraia. Combinando princípios tradicionais com novas tecnologias de corantes em gel, cores vibrantes, fáceis de aplicar e tintura localizada.

Na primeira técnica, explicamos como utilizar todos os materiais: Preparação do tecido, banho de Mordência. Apresentação dos princípios técnicos para obter padrões de quadrados e demonstração em passo a passo de como fazer o padrão de losangos com seis cores simultaneamente usando corantes gel e forno de micro-ondas. Finalização e banho de fixador.

Na segunda técnica vamos desenvolver um padrão de mandala à partir de dobras em leque de oito lados, usando Hashis, palitos de picolé e elásticos! Você vai se surpreender com as possibilidades de construção e poderá usar seis cores de corante em gel ao mesmo tempo. Rápido, lindo e colorido, para você criar painéis decorativos, caminhos de mesa, toalhas e produtos de moda. 

Desejamos uma boa aula! 

Curso em Vídeo digital

mandala%20circulo_edited.jpg

Mandalas em Itajime.
 

Mandalas em Itajime : 3 Vídeos: Duração 2 horas e 20 minutosItajime é uma técnica, cujo nome deriva da palavra japonesa "Ita" que significa madeira. Baseia-se em princípios simples de dobras e objetos de madeira prensados no tecido.

Conforme o sentido das dobras e a localização dos  objetos de madeira, obtemos padrões cada vez mais complexos, quase que magicamente.Itajime nasce na cultura Zen e tem conexões com a filosofia wabisabi e outras artes tradicionais como origami.Neste curso em vídeo digital, iremos utilizar a técnica de Itajime para construir MANDALAS. O tema é vasto, profundo interessante. As mandalas são indicadas para promover a concentração da mente e diminuir o estresse. Foram estudadas pelo famoso psicólogo Karl Jung e pela psiquiatra Nise da Silveira . Neste curso você apreenderá a construir duas mandalas, representenado o dia e a noite, usando dobras em leque, e materias muito simples como palitos, hashis, arruelas, grampos de papel e elásticos. Temos certeza que você vai descobrir um universo de possibilidades!

Curso em Vídeo digital

Show room Itajime invertido.jpeg

ITAJIME INVERTIDO

Itajime Invertido - Curso em vídeo digital.

Curso em Vídeo digital

Itajime%20laranja%20estrela_edited.jpg

Itajime com Padrões Contínuos

O itajime é uma técnica milenar do Japão, cujos padrões são obtidos pela combinação de dobras e objetos de madeira prensados no tecido. A palavra Itajime deriva do substantivo "Ita", que significa madeira. 

Neste curso apreenderemos como fazer padrões contínuos, ou seja, repetições do mesmo padrão ao longo do tecido. Faremos dois padrões diferentes, porém usando os mesmos objetos: triângulos de madeira de diferentes tamanhos. 
Exercício Nº1. Itajime com padrões de triângulos.  Neste primeiro exercício usaremos uma dobra em sanfona na vertical e dobras perpendiculares e obliquas, sobre um retángulo de 60x130 cm. de cambraia de algodão. Os triângulos serão posicionados de modo a se agruparem pelos vértices, chegando a uma figura de losango que se repete e intercala. No processo de Tintura com corantes em gel para fibras celulósicas, usaremos as cores: amarelo, laranja e magenta. Você vai precisar também de mordente e fixador. 
Uma ótima aula para você!!

Curso em vídeo digital

foto bandani bolinhas tecido e camisa_edited.jpg

BANDANI
TIE-DYE da Índia

Curso completo : Três Vídeos digitais com 90 minutos de duração

CURSO EM VÍDEO DIGITAL - BANDANI TIE-DYE DA ÍNDIA

Os processos de ADIRÉ AFRICANO (Tie-dye), são métodos muito antigos de produzir padrões nos tecidos à partir de áreas expostas à tintura, e áreas reservadas. 
A manipulação física dos tecidos de dobras, impedem que o corante atinja certas áreas, e revela formas e padrões especiais.
Podem-se produzir listras, xadrez, círculos, quadrados, lozangos,  e desenhos misteriosos!

Curso em video digital

20201014_134120[483].jpg

TIE-DYE com Padrões Geométricos

Curso completo : 2 Vídeos digitais - ( duração : 1, 09 minutos.)

CURSO EM VÍDEO DIGITAL - TIE-DYE COM PADRÕES GEOMÉTRICOS

 

Os processos de ADIRÉ AFRICANO (Tie-dye), são métodos muito antigos de produzir padrões nos tecidos à partir de áreas expostas à tintura, e áreas reservadas. 
A manipulação física dos tecidos de dobras, impedem que o corante atinja certas áreas, e revela formas e padrões especiais.
Podem-se produzir listras, xadrez, círculos, quadrados, lozangos,  e desenhos misteriosos!

Curso em Vídeo digital

20200924_004807[2209].jpg

TIE-DYE EM MALHAS

Curso completo : 2 Vídeos digitais - ( duração 1, 30 minutos.)

CURSO EM VÍDEO DIGITAL - TIE-DYE EM MALHAS

 

O Tie-dye é um processo de tintura que surge da manipulação dos tecidos e oferece milhares de possibilidades plásticas. Essa plasticidade tem lhe garantido seu lugar privilegiado na moda, pois sempre permanece atual.  Forte tendência no verão, em malhas leves e suaves, com o frescor da viscose e o toque do algodão.

Os efeitos propostos neste curso incluem o uso da Tri-cromia das cores primárias apresentadas em corante em gel, uma nova tecnologia para tintura localizada em baixa temperatura. As misturas entre elas, produzem as cores secundárias e podem ser feitas nos frascos dosadores. A experimentação pode nos conduzir a efeitos incríveis! O processo de tingir é químico, e se realiza quando os corantes se relacionam com o componente principal das fibras dos tecidos vegetais como algodão, linho, viscose e malha de viscolycra, até colori-las. Usaremos também mordentes e fixadores que acompanham o kit. Neste curso trabalharemos com as técnicas de torções em várias versões, com efeitos visuais surpreendentes! Desejamos uma boa aula e que você consiga realizar belíssimas malhas!! 

Curso em vídeo digital

WhatsApp Image 2021-01-10 at 14.43.26.jpeg

Vídeo Digital:
TIE-DYE com Amarrações

Curso completo : Três Vídeos digitais com 2,10 minutos de duração

CURSO EM VÍDEO DIGITAL - TIE-DYE COM AMARRAÇÔES

 

Os processos de ADIRÉ AFRICANO (Tie-dye), são métodos muito antigos de produzir padrões nos tecidos à partir de áreas expostas à tintura, e áreas reservadas. 
A manipulação física dos tecidos de dobras, impedem que o corante atinja certas áreas, e revela formas e padrões especiais.
Podem-se produzir listras, xadrez, círculos, quadrados, lozangos,  e desenhos misteriosos!

Curso em Vídeo digital

Padrões de Tie Dye.jpg

Padrões de Tie-Dye

Os processos de ADIRÉ AFRICANO (Tie-dye), são métodos muito antigos de produzir padrões nos tecidos à partir de áreas expostas à tintura, e áreas reservadas. 
A manipulação física dos tecidos, através de torções, dobras, amarrações e costuras impedem que o corante atinja certas áreas, e revela formas e padrões especiais.
Podem-se produzir listras, círculos, quadrados, lozangos, texturas amassadas, rajados,  e desenhos misteriosos!
Aspectos químicos como concentração do corante, tempo de imersão, temperatura e ph aliados ao acaso,  contribuem para que surpresas incríveis nos encham de espectativa e alegria!
O acréscimo cultural de povos visitados por mercadores de tecidos oriundos da África no Caminho das Especiarias, 
até o Rajasthan, na Índia, continuando pela Rota da Seda, foram sofisticando os processos.

Curso em Vídeo digital

20200628_204102[2042].jpg

Aquarela em Algodão com Flores Tropicais
3 vídeos

Curso completo : 3 Vídeo - ( duração : 2 horas.)

Desenho de Observação - Duração 19,20 minutos.

Nesta primeira etapa você sera convidada a se relacionar com a natureza de uma forma emocionante e interativa. Observar os detalhes da espécie Helicônia, e representa-los num estudo em papel. As formas, as cores, e os momentos da vida da planta, em seu nascimento, desenvolvimento e maturidade. Na visão das escolas orientais, iremos representar as folhas e flores nos três tempos, presente, futuro e passado. Este estudo é a base para criar e gerar o risco, e seguir as cores na hora de pintar com aquarela no tecido de algodão.

 

Etapas da Pintura - 1ra parte. - Duração 39,59 minutos

A partir deste momento, você irá fazer a transferência de seu desenho para o tecido. E iniciaremos a pintura, etapa por etapa, cor por cor, com a técnica de aquarela em algodão, com gel espessante. Seguindo os princípios das artes plasticas, como luzes, sombras, plano de fundo, primeiro plano, e perspectiva dos elementos da especie.

 

Etapas da Pintura - 2da parte. - Duração 38,49 minutos

Continuando a 2da Parte da pintura, etapa por etapa, cor por cor, com a técnica de aquarela em algodão, com gel espessam-te. Seguindo os princípios das artes plásticas, como luzes, sombras, plano de fundo, primeiro plano, e perspectiva dos elementos da espécie.

Curso em Vídeo digital

IMG-20200628-WA0010[2017].jpg

Aquarela em Algodão com Desenhos Botânicos - 2 vídeos

Primeira e Segunda parte). duração : 2 horas

Curso de Aquarela em Algodão, com desenho de observação de especies botânicas, para fazer painéis e produtos de decoração. Neste vídeo você irá apreender noções básicas de desenho, como observar e representar as formas orgânicas da natureza num estudo em papel, gerar o risco, transferi-lo para o tecido de algodão. E todas as etapas da pintura em passo a passo, seguindo princípios de artes plásticas valorizando luzes, sombras e a transparência da cor da aquarela.

Curso em Vídeo digital

lotus12b.gif
20180801_171312.jpg

Aquarela Serti Gutta

Aquarela Serti Gutta.

A técnica da pintura em seda com desenhos delimitados com gutta, ficou famosa na França no final do século passado, e foi lá que ganhou o nome  Serti , substantivo derivado do verbo “sertir”, que em francês, significa , engastar. De fato, o processo de delimitar os desenhos com gutta, lembra o processo de joalheria de engastar uma pedra com ouro. Dizem que foi a família dos Kzares da Russia, que fugiram após a revolução soviética, e se refugiaram em Paris, que trouxeram a técnica de aquarela em seda para França. Mas, a gutta é oriunda de países do sudeste asiático onde é extraída da resina de uma árvore chamada guttapercha.Pode-se desenhar com gutta transparente, colorida e metalizada e conforme o estilo do desenho, a pintura pode receber tratamentos específicos que mudam totalmente o resultado final.

Curso em vídeo digital

20150429_160102 (2).jpg

Shibori -Técnicas com costura

As técnicas de Shibori, são formas sofisticadas de tie dye originárias da cultura japonesa que além de lindas e raras, são difíceis de copiar, pois são o resultado de várias manipulações combinadas, como dobras, amarração, prensagem de objetos e costuras, tornando o efeito final nobre e refinado.

bottom of page